NOSSO CAFÉ --> Qofi et orbi
Optamos por trabalhar com cafés especiais desde o nosso início; bem como com torras médias (média-clara, média-média, média-escura). Nosso café, hoje, têm pontuação entre 80 e 88 pontos. Já trabalhamos com cafés produzidos no Sul de Minas Gerais (Coqueiral, Lavras, Andradas, Santa Rita do Sapucaí, Pedralva). Hoje predomina cafés da região da Mogiana, estado de São Paulo. Cidades: Morungaba, Serra Negra, Espirito Santo do Pinhal, São Sebastião da Grama, Igaraí, Caconde, Franca (este, cafés orgânicos). Em geral, visitamos os sítios e trocamos muitas informações com os produtores:
conversas sobre cultivos, clima, mercado, projetos e torras.
Torramos cafés arábicas, Coffea arabica (44 cromossomos), que possui uma enorme variedade, tais como: Mundo Novo, Catuaí, Obatã, Icatu, Catucaí, Bourbon, Catiguá, Caturra, IPR, Acaiá, entre muitos outros. Outra espécie, muito presente na produção e comercialização, é o Coffea canephora, com 22 cromossomos, cujas variedades são: robusta e conilon. O c. arabica solicita altitudes, em geral acima de 600 m; já o c. canephora, até 800m.
Outras espécies, pouquissimamente produzidas, são: Coffea liberica e Coffea racemosa; entre outras da família das Rubiaceae.
Rubiaceae ocupa o quarto lugar em diversidade de espécies entre as Angiospermas. Concentrada principalmente nas regiões tropicais e subtropicais, com cerca de 13.765 espécies, distribuídas em 611 gêneros. No Brasil, Rubiaceae apresenta 1.406 espécies, distribuídas em 126 gêneros.
Rubiaceae tem importância econômica expressiva graças a algumas espécies. Algumas delas do gênero Coffea, cuja bebida (o café) é consumida em todo mundo.
Para termos uma percepção mais geral, quanto aos cafés torrados e comercializados no Brasil, segue a classificação dos cafés abaixo dos especiais:
Café Gourmet: entre 75 a 80 pontos
Café Superior/Premium: entre 70 a 75 pontos
Café Tradicional: entre 65 a 70 pontos
Café Extraforte: abaixo de 65 pontos
A Pontuação do Café
No mundo todo, muitas empresas buscam a aprovação da SCA (Specialty Coffee Association), que usa uma metodologia própria para classificar o café com normas bem definidas e protocolos. Todo o processo de fabricação do café, como ponto de torra, temperatura para degustação e água usada, é padronizado.
Para ser considerado especial, aos critérios da SCA, é necessário que o café receba uma nota entre 80 e 100 pontos. Relevando os seguintes pontos:
-> fragrância e aroma: avalia-se o cheiro do café moído quando está seco e depois de entrar em
contato com a água quente (com temperatura controlada);
-> sabor: o aspecto observado, principalmente, na análise sensorial: intensidade, qualidade e
complexidade;
-> finalização: sabor que fica depois de você toma o café, o retrogosto. O júri especializado segue
as regras da SCA e pondera o sabor e a duração deste gosto do café na boca;
-> acidez: ela contribui para a doçura e a sensação de frescor, em geral, é percebido no primeiro
gole;
-> corpo: como a bebida se apresenta na boca, podendo ser tanto mais intensa quanto mais leve;
-> equilíbrio: avalia o todo, como os aspectos se completam ou se distinguem um do outro;
-> doçura: ela surge a partir de alguns carboidratos presentes na fruta, proporcionando um sabor
equilibrado e suave.
-> Além desses critérios do protocolo SCA citados, avalia-se, quanto ao grão cru, a presença de
defeitos no café (como grãos verdes, pretos, pedaço de galho, torrão, etc.), a uniformidade –
que interferem e influenciam a qualidade da bebida.
Até aqui apresentamos algumas informações gerais sobre Café. Navegando pela internet pode-se obter mais detalhes e opiniões de especialistas, adoradores e apreciadores do café. Há muitas coisas bem elaboradas e apresentadas. Navegue! Forme sua opinião! Há, por exemplo, muitas pessoas apresentando e discutindo sobre formas de preparo da bebida – são muitos os métodos; e em um mesmo método, a duração do tempo de contado da água (que deve estar em torno 94 graus celsius) com o pó de café contribui para a variação do sabor da bebida.
Assim,
Agradecemos pela atenção!
Qofi et orbi